Página Inicial

 

 
PET'S SHOP
FAÇA SUA LOJA
PET ID
ADOTE UM PET
ACHADOS  PERDIDOS
PET MATRIMONIAL
PET TRAVEL
EVENTOS
CLUBE PETFRIENDS
PET'S E FAMOSOS
EXÓTICOS CURIOSOS
CONTOS  HISTORIAS
OPINIÕES PET'S
CAMPEÕES 
TV PET FRIENDS
ENCONTROS
ASTROLOGIA
CONSULTA ON-LINE
MUNDO VETERINÁRIO
FÓRUM
ONDE ESTAMOS
CHAT VET
FAÇA SEU SITE
CÃES
GATOS
PEIXES
AVES
RÉPTEIS
OUTROS
POSTAIS ON-LINE
JOGOS
PET'S FAMOSOS
PARA COLORIR

A única ave que voa para trás

Quem já não parou para observar um beija-flor? Seja nos jardins, nos pomares ou nas chácaras existe sempre um beija-flor que parece estar parado no ar em busca do néctar das flores e dos insetos para se alimentar. Do néctar ele retira carboidratos e dos insetos as proteínas e sais minerais. Consomem entre 6.660 e 12.400 calorias por dia. Para isso necessita alimentar-se do néctar de mais de 1000 flores. Ele não pára um só instante! 

Mas o que eles adoram mesmo é tomar banho. Pode ser na chuva, na cachoeira, num laguinho, no regador de grama, não importa. O que vale é estar debaixo d’água. Eles arrepiam as penas para facilitar a penetração da água.

Os beija-flores habitam exclusivamente o continente americano, do Alasca à Patagônia. No Brasil foram catalogadas aproximadamente 80 espécies de beija-flores, das quais 28 foram registradas no município do Rio de Janeiro.

Têm apenas dois filhotes de cada vez. O tempo de incubação dos ovos varia entre 12 e 15 dias. Os filhotes permanecem no ninho até 30 dias. Seus ovos são sempre brancos fazendo três posturas ao ano, no máximo.


Vivem de 12 a 14 anos! Infelizmente, devido a devastação de seu habitat a média de vida está em torno de dois a quatro anos .

Curiosidades

Você sabia que o menor vertebrado do mundo é um beija-flor? Que ele é campeão de vôo? Pois é, sua velocidade chega a 100 km/h. Suas asas podem vibrar entre 50 e 80 vezes num segundo!!! 

Um dos menores beija-flores do Brasil pesa entre 1,5 e 2,8 gramas. Inacreditável. É conhecido popularmente como Topetinho-vermelho.

Já o maior beija-flor brasileiro é o Topaza pella, conhecido como Beija-flor-brilho-de-fogo. Ele mora na Amazônia e pesa entre 13 e 18 gramas. 

Origem e História

No Século XIX e início do Século XX, na Europa e nos Estados Unidos, os beija-flores eram utilizados na indústria da moda. Em 1.847, na França, uma certa Madame Finot confeccionava adornos para chapéus com beija-flores empalhados. No início do Século XX, em um leilão em Londres, foram vendidas 37.603 peles de beija-flores. 

Em 1.905 foram utilizadas 8.000 peles de beija-flores para fazer um manto para uma senhora. Em 1.930, só no mercado de Salvador, Bahia, eram vendidas centenas de couros de beija-flores. 


Na mesma época, um único comerciante em Londres importou das Antilhas, em um só ano, mais de 400.000 peles de beija-flores. O beija-flor mais comercializado em Salvador era o Chrysolmpis mosquitus, popularmente conhecido como Beija-flor-vermelho. 

Não dá para acreditar que ainda existem beija-flores voando nos céus da América. Só em 1.967 o Brasil proíbe o comércio de animais silvestres. 

inicio l quem somos l cadastre-se l contato
Copyright© 2000/2002 PetFriends. Todos direitos reservados. All rights reserved
11