Página Inicial

 

 
PET'S SHOP
FAÇA SUA LOJA
PET ID
ADOTE UM PET
ACHADOS  PERDIDOS
PET MATRIMONIAL
PET TRAVEL
EVENTOS
CLUBE PETFRIENDS
PET'S E FAMOSOS
EXÓTICOS CURIOSOS
CONTOS  HISTORIAS
OPINIÕES PET'S
CAMPEÕES 
TV PET FRIENDS
ENCONTROS
ASTROLOGIA
CONSULTA ON-LINE
MUNDO VETERINÁRIO
FÓRUM
ONDE ESTAMOS
CHAT VET
FAÇA SEU SITE
CÃES
GATOS
PEIXES
AVES
RÉPTEIS
OUTROS
POSTAIS ON-LINE
JOGOS
PET'S FAMOSOS
PARA COLORIR

Uma raça bastante valorizada pelos japoneses

O Akita Inu é a raça mais conhecida da grande família dos Spitz japoneses. Mas, há pouquíssimo tempo, entrou no cenário internacional. Os japoneses estão a desenvolver todos os esforços no sentido de aperfeiçoarem a pureza dos Akitas.

Criado como caçador de javalis, de veados e até de ursos negros, o Akita é capaz de se mostrar feroz mas pode ser facilmente ser treinado. Mesmo com essas características, possui um temperamento afável e de fácil domínio. É um cão leal, devotado ao dono e sua família. Sabe-se que há muito tempo atrás as mães japonesas deixavam seus filhos sob os cuidados deles. Muito reservado no comportamento e com instinto de proteção, ele está sempre pronto para defender seus entes queridos contra pessoas ou animais ameaçadores.

Essas características e sua afetuosidade para com o dono o tornaram um ótimo cão de guarda e companhia. Alerta e energético, o Akita não deve ser confinado a ambientes pequenos. Ele precisa de uma quantidade razoável de exercícios, não é muito exigente. Versátil, é excelente como caçador e retriever, ou seja, apanhando objetos. Possuem patas palmadas, são ótimos nadadores e bons cães de água. Seus pêlos devem ser escovados normalmente todos os dias.

Origem e História

No século XVI, na região de Akita, cães caçadores de ursos já eram usados em rinhas. Isso contribuiu para a preservação da raça durante muito tempo. Mas com a II Guerra Mundial, a raça quase foi dizimada devido à intensa mestiçagem com o Pastor Alemão.

Com o término da Guerra, trabalhou-se para reconstruir a raça, no entanto, como as relações entre Japão e EUA estavam cortadas, a criação acabou se diferenciando nos dois países. Daí o surgimento de Akitas com características distintas. A diferenciação foi tamanha que atualmente há uma divisão entre o Akita Americano ou Grande Cão Japonês, e o Akita Japonês, ou Akita Inu.

A Akita faz lembrar um Chow Chow de pêlo liso e, das raças de Spitz japoneses mais conhecidas, é aquele que atinge maiores dimensões. Estes cães são parentes de certas raças da Islândia. No entanto, a pureza desta raça tem sido mantida há mais de 300 anos na província de Akita no Japão e as suas origens exatas perdem-se na noite dos tempos.

O Akita Inu é muito apreciado no Japão pelas suas qualidades de caçador e cobrador, sobretudo pela grande energia que revela como trabalhador na neve, pela capacidade de apanhar aves aquáticas e até por conduzir o peixe para as redes dos pescadores. Esta raça foi nomeada oficialmente em 1931 como riqueza nacional e monumento do Japão.

A pelagem é dupla, com pêlo duro e reto e subpêlo macio e denso. A cernelha e a garupa são revestidos com pelagem ligeiramente mais longa. Os pêlos da cauda são um pouco mais longos. A cor é ruivo, sésamo (gergelim), tigrado e branco. Com exceção do branco, todas essas cores deverão ter "Urajiro", ou seja, pelagem esbranquiçada nas laterais do focinho, bochechas, sob o queixo, pescoço, peito, toda a linha inferior e face medial dos membros.

 

inicio l quem somos l cadastre-se l contato
Copyright© 2000 PetFriends. Todos direitos reservados. All rights reserved
1