Página Inicial

 

 
PET'S SHOP
FAÇA SUA LOJA
PET ID
ADOTE UM PET
ACHADOS  PERDIDOS
PET MATRIMONIAL
PET TRAVEL
EVENTOS
CLUBE PETFRIENDS
PET'S E FAMOSOS
EXÓTICOS CURIOSOS
CONTOS  HISTORIAS
OPINIÕES PET'S
CAMPEÕES 
TV PET FRIENDS
ENCONTROS
ASTROLOGIA
CONSULTA ON-LINE
MUNDO VETERINÁRIO
FÓRUM
ONDE ESTAMOS
CHAT VET
FAÇA SEU SITE
CÃES
GATOS
PEIXES
AVES
RÉPTEIS
OUTROS
POSTAIS ON-LINE
JOGOS
PET'S FAMOSOS
PARA COLORIR

Um pequenino valente e cheio de energia

O Cairn Terrier é a raça mais popular na Inglaterra dentre os Terriers. No Brasil, ainda é pouco conhecido. Apesar de seus instintos e aptidão natural para a caça, ele é um cão tranqüilo, excelente companheiro, alegre e fiel. É um cão ativo, valente, forte e compacto. De movimentação ágil e livre é resistente e afetuoso.

Ele é pequenino, porém tem um elevado grau de atividade. Precisa praticar exercícios físicos todos os dias. Já a pelagem não requer atenção especial do proprietário.

A sua pelagem é dura, mas não grosseira com subpelo suave, denso e curto. As cores encontradas nesta raça são areia, cinza-rajado, vermelho, sal-e-pimenta ou quase preto. O seu tamanho varia de 28 a 31 cm com o peso de 6 a 7 kg. 


A raça se tornou conhecida a partir do longa- metragem “O mágico de Oz”, em que Totó, o cachorrinho da protagonista, foi representado por um Cairn Terrier.

Origem e História

O Cairn Terrier é original da Escócia, onde existe desde a Idade Média. No século XV, terriers com suas características eram utilizados para caçar raposas, lebres, lontras. Eles eram peritos em expulsar lontras de seus esconderijos, pilhas de pedras, que em inglês são chamadas cairn — daí o nome Cairn Terrier.

Os cruzamentos com o West Highland White Terrier, outra raça de origem escocesa, assim como exemplares de cor branca, foram suspensos no início do século XX. Foi também neste período que o Cairn Terrier passou a ser definitivamente conhecido como tal (anteriormente a raça era chamada Short-haired Skye). 


Copyright© 2002 PetFriends. Todos direitos reservados. All rights reserved
1