Página Inicial

 

 
PET'S SHOP
FAÇA SUA LOJA
PET ID
ADOTE UM PET
ACHADOS  PERDIDOS
PET MATRIMONIAL
PET TRAVEL
EVENTOS
CLUBE PETFRIENDS
PET'S E FAMOSOS
EXÓTICOS CURIOSOS
CONTOS  HISTORIAS
OPINIÕES PET'S
CAMPEÕES 
TV PET FRIENDS
ENCONTROS
ASTROLOGIA
CONSULTA ON-LINE
MUNDO VETERINÁRIO
FÓRUM
ONDE ESTAMOS
CHAT VET
FAÇA SEU SITE
CÃES
GATOS
PEIXES
AVES
RÉPTEIS
OUTROS
POSTAIS ON-LINE
JOGOS
PET'S FAMOSOS
PARA COLORIR

Um exímio nadador

O Terranova tem como principal característica apreciar atividades na água. Tem paixão pelas crianças sendo carinhoso e eficiente. Ainda é um excelente guardião e defensor da família.

Muito inteligente, o Terranova é capaz de ajudar seu mestre quando comandado por ele e melhor ainda, possui uma grande responsabilidade e bom senso que o capacitam a agir por conta própria em situações de emergência, como no caso de um resgate.

A sua pelagem é dupla, densa, de textura grossa e oleosa, excelente para resistir às baixas temperaturas da água. A cor pode ser preta, cinza escura, marrom, bronze, chocolate ou branca com marcas pretas.


Por ser um cão de porte grande, o seu peso varia de 50 a 69kg. Já a sua altura fica entre 66 e 71cm.
Por ter um ótimo temperamento, é uma boa companhia para a família e para outros pets.

Origem e História

Há várias teorias relacionadas à origem do Terranova, sendo que muitos acreditam que ele seja descendente do Mastim Tibetano. No entanto, não há documentos que registrem a entrada do Mastim Tibetano na Terra Nova, no leste do Canadá, onde foi desenvolvida a raça.

Na costa da Terra Nova, no século XVIII, esta raça ajudava os pescadores, mergulhando na água e puxando as pesadas redes de pesca, e ganhou fama como salva-vidas devido ao seu instinto natural de ir buscar coisas e pessoas na água. Há quem diga que o trabalho do Terranova na água pode ser comparado ao do São Bernardo nos Alpes Suíços.


De qualquer forma é certo que os seus antepassados foram levados do Continente Europeu para a Terra Nova por pescadores.

O Terranova era um cão completamente adaptado às condições da sua ilha de origem. Seu tamanho, pelagem e força o protegiam do longo inverno e das águas congeladas que circundam a ilha.

A literatura nos relata inúmeras façanhas de cães Terranova resgatando pessoas que haviam caído em buracos com água congelante e também socorrendo náufragos que recebiam suprimentos e salva-vidas nos destroços dos barcos com a ajuda desses cães que levavam a carga nadando nas águas geladas e turbulentas. Também era comum eles buscarem crianças que haviam caído em águas profundas e trazê-las seguramente até a praia.

Outros trabalhos menos espetaculares, mas de grande utilidade, eram e são exercidos por eles, como ajudar seus donos pescadores no dia-a-dia arrastando as pesadas redes e, fora d'água, ainda é usado largamente como animal de tração.

Admirado por suas qualidades e poder físico, a raça foi levada para a Inglaterra e criada em grande escala. Hoje a maioria de cães com pedigree, até mesmo em Terra Nova, descendem de linhagens inglesas.

inicio l quem somos l cadastre-se l contato
Copyright© 2002 PetFriends. Todos direitos reservados. All rights reserved
1