Página Inicial

 

 
PET'S SHOP
FAÇA SUA LOJA
PET ID
ADOTE UM PET
ACHADOS  PERDIDOS
PET MATRIMONIAL
PET TRAVEL
EVENTOS
CLUBE PETFRIENDS
PET'S E FAMOSOS
EXÓTICOS CURIOSOS
CONTOS  HISTORIAS
OPINIÕES PET'S
CAMPEÕES 
TV PET FRIENDS
ENCONTROS
ASTROLOGIA
CONSULTA ON-LINE
MUNDO VETERINÁRIO
FÓRUM
ONDE ESTAMOS
CHAT VET
FAÇA SEU SITE
CÃES
GATOS
PEIXES
AVES
RÉPTEIS
OUTROS
POSTAIS ON-LINE
JOGOS
PET'S FAMOSOS
PARA COLORIR

Um ótimo cão de companhia, muito dócil e amistoso

A principal função do Veadeiro Brasileiro é o levante e apresamento de animais de pêlo, mas é sabido que apesar de seu porte, ele é também utilizado com razoável sucesso como auxiliar no pastoreio de bovinos e ovinos.

Graças ao aguçado faro, ele pode ser treinado como cão farejador em investigações policiais.

O Veadeiro Campeiro é um ótimo cão de companhia, sendo muito dócil e amistoso com seu dono e apesar de arredio com estranhos, convive bem com crianças.

A pelagem é simples, com pêlo curto, reto, denso e áspero.

A cor pode variar do branco ao amarelo (baio escuro), podendo ser sólida ou apresentando placas dessas duas cores. A presença de mancha branca no peito ou nas patas e de coleira branca é permitida.

Na aparência geral o Veadeiro Campeiro é um cão de porte médio, longilínio, com boa musculatura denotando força e rusticidade. As orelhas são pontiagudas, dobradas para trás (em rosa) e eretas quando em alerta.A cauda é portada baixa, com comprimento que não deve ultrapassar os jarretes. Alguns exemplares podem apresentar uma pequena franja..

HISTÓRIA

Apesar de comprovado que o Veadeiro Brasileiro, originalmente conhecido como Veadeiro Pampeiro, existe há muito tempo e que seus criadores sempre mantiveram suas características inalteradas, só em 1950 tentou-se, sem sucesso o registro da raça.

A origem do Veadeiro ainda não é conclusiva, mas duas hipóteses são as mais prováveis. A primeira é de que este cão descenda do grupo dos primitivos, como os podengos ou ibisencos. A segunda é de que ele seria um cão nativo da América do Sul, hipótese que é apoiada no fato deste cão poder ser encontrado em várias regiões do Brasil e também em diversos outros países da América do Sul.

Mesmo com as pesquisas sobre sua origem em andamento, a maioria dos exemplares que se encaixam dentro do padrão definido como ideal estão sendo identificados por meio de microchips. Espera-se com isso conseguir criar linhas de sangue formadas por casais não aparentados o que permitirá a constituição da árvore genealógica da raça.


Copyright© 2003 PetFriends. Todos direitos reservados. All rights reserved